Novo disque-denúncia exclusivo para maus-tratos contra animais domésticos em São Paulo

Como denunciar maus-tratos contra animais domésticos

Governo de São Paulo lançou nesta segunda-feira, 1º de outubro de 2017, um disque-denúncia exclusivo para combater maus-tratos contra animais domésticos.

De acordo com a subsecretaria estadual de Defesa dos Animais, no ano passado foram feitas mais de 22 mil denúncias de maus-tratos contra animais domésticos, como cães e gatos, mesmo sem um órgão dedicado exclusivamente a esses casos.

Na falta de um serviço específico, as denúncias foram feitas para a Polícia Militar (telefone 190), disque-denúncia geral (181) e até para o Corpo de Bombeiros (193).

A partir de hoje, com o lançamento de um departamento exclusivo criado pelo Governo de SP, que visa combater fortemente casos de maus-tratos contra animais, ficou mais fácil fazermos também a nossa parte.

As denúncias podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800-600-6428.

Após a denúncia, uma equipe acompanhada por um veterinário se deslocará até o endereço denunciado para averiguar a situação.

Leia também: 11 motivos para adotar um cachorro

Se comprovado que houve maus-tratos, o animal será retirado do tutor, receberá todos os cuidados veterinários necessários e será encaminhado para adoção.

Situações de maus-tratos contra animais

As situações de maus-tratos contra animais domésticos se apresentam em diversas formas e não apenas através da violência e tortura.

Conheça algumas delas:

Deixar o animal sem água e comida

Quando optamos por ter um pet em nossas vidas, temos que estar cientes de que ele precisa se alimentar adequadamente para que tenha uma boa qualidade de vida.

Deixar um animal sem comer é um considerado um grave caso de maus-tratos.

Violência contra animais

Em nenhuma hipótese um animal dever apanhar, nem mesmo para corrigir algum comportamento indesejado.

Se levarmos para o lado da tortura pelo simples “prazer”, o caso fica ainda mais grave. É inadmissível alguém torturar um animal apenas por diversão.

Eles sentem dor assim como nós. Não fique indiferente, denuncie sempre que presenciar algo.

Manter o animal amarrado

Deixar um animal acorrentado, também é considerado maus-tratos.

Ainda que seja para não machucar alguém, por exemplo, existem outras formas de contornar o problema, como buscar ajuda de especialistas em comportamento animal para educá-lo.

Deixar o animal desabrigado

Deixar o animal no quintal, desabrigado, exposto a sol e chuva é outra forma de maltratar.

Envenenamento

Especialmente em bairros com casas térreas, infelizmente, a gente sempre escuta casos de vizinhos que envenenam cães e gatos na rua.

Esse é um dos motivos que um animal, cão ou gato, não deve ter acesso à rua.

Independente disso, envenenar um animal é um caso gravíssimo de maus-tratos e pessoas que cometem esse crime precisam ser denunciadas sempre.

Negligenciar cuidados veterinários

Um dos pré-requisitos da posse responsável é a condição de oferecer ao animal tudo o que é necessário para seu bem estar.

Portanto, negligenciar cuidados médicos veterinários sempre que necessário também é uma forma de maltratar cães e gatos.

Confira nosso guia completo de vacinas para felinos.

Abandono

Abandonar um animal indefeso é uma grande comprovação de falta de amor, não há nada que justifique esse ato.

Não quer mais o animal? Encontre alguém que possa adotá-lo ou uma ONG de animais que o acolha, mas nunca o abandone a própria sorte.

Fábricas de filhotes

Fábricas de filhotes são aqueles canis clandestinos que vendem cachorrinhos lindos pensando apenas em ganhar dinheiro.

Não é nenhum crime ter cachorro de raça, desde que seja adotado ou comprado da maneira correta. Se você não escolher um bom canil, acaba incentivando a exploração animal, mesmo sem querer.

Nas fábricas de filhotes, os cães vivem em condições deploráveis. Confira no vídeo abaixo.

Lembre-se sempre que você pode ser a única esperança de um animal ser libertado de maus-tratos e conhecer o amor verdadeiro. Não feche seus olhos, denuncie!

Aproveite para conhecer 11 motivos para adotar um gato.

Siga a Arbolez no FacebookInstagram e Twitter para acompanhar dicas, curiosidades e notícias sobre animais.


Quer ajudar? Compartilhe esse post em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como denunciar maus-tratos contra os animais.