6 dicas para escolher um nome de cachorro perfeito para o seu amigão

Como escolher um nome de cachorro perfeito para seu pet

A chegada de um novo pet na família vem acompanhada de muitas alegrias e uma dúvida comum: como escolher um nome de cachorro ideal?

Pensamos em nomes de comida, de personagens de filme, de pessoas famosas ou qualquer outro que tenha algum significado para nós, não é mesmo?

No entanto, quase sempre esquecemos o motivo principal da escolha: a importância do nome para o peludo.

O nome do cachorro será uma espécie de comando de atenção no dia a dia do cãozinho que sempre que escutá-lo ficará em alerta aguardando o que virá em seguida.

Por isso, separamos 6 dicas essenciais para te ajudar a escolher um nome de cachorro perfeito para você e para o seu melhor amigo.

1. Escolha um nome simples e curto para seu cão

Um nome muito longo é complicado até mesmo para nós humanos. Afinal, quantas vezes não abreviamos o nome de alguém?

Isso acontece por uma questão de carinho, de amizade, mas também por tornar a pronúncia mais fácil e rápida.

Seguindo esse mesma linha, o ideal é que o nome do cão seja curto e simples, com uma ou duas sílabas.

Desta forma, o animal aprenderá seu nome bem mais rápido, o que também facilitará seu treinamento e educação.

2. Prefira nomes que terminam com vogal

Nomes que terminam com uma vogal facilitarão tanto a vida do humano quanto do pet.

Ou seja, ao mesmo tempo em que a pronúncia fica mais simples para o dono, o entendimento se torna mais fácil para o cão.

Por exemplo, Bela ou Chicó são bem mais simples de compreender do que Filomena ou Pinkman, certo?

3. Atenção com nomes de comandos

Tão importante quanto escolher um nome curto, com fácil pronúncia e preferencialmente que termine com vogal, é evitar nomes parecidos com comandos básicos:

  • Busca;
  • Vem;
  • Deita;
  • Rola;
  • Senta;
  • Fica.

Portanto, nomes como Chica ou Kika que podem ser confundidos com o comando básico “fica”, causam uma grande confusão na cabeça do animal e por isso devem ser evitados.

4. Evite nomes similares aos de outros integrantes da casa

Essa dica é bem parecida e tão importante quanto a anterior.

Sendo assim, evite nomes similares aos nomes de outros integrantes da casa, sejam humanos ou mesmo outros animais de estimação.

Por exemplo, se o marido se chama Zeca, a esposa Natasha e o gato Flash, com certeza os nomes Teka, Sasha e Slash não serão boas opções, pois causarão dúvidas sempre que o novo cãozinho escutá-los.

5. Considere as características do cachorro

Uma boa dica para escolher um bom nome para seu cachorro é levar em consideração as características e personalidade do animal.

Por exemplo, batizar um Yorkshire com o nome Gigante pode não ser uma boa escolha.

6. Nomes de pessoas: pode ou não pode?

Posso batizar meu cachorro com nome de pessoa?

Essa é uma questão que causa bastante discussão. Enquanto uns afirmam que não tem problema algum, outros dizem que não é indicado.

Aqueles que defendem que nomes de pessoas em cachorros devem ser evitados, o fazem com a opinião de que cão tem que ser tratado como cão e batizá-lo com nome de humano pode interferir no modo como o dono o enxergará, o que prejudicará a vida do animal.

Porém, como falamos logo no início deste artigo, o nome é apenas uma espécie de comando, um código de alerta para o cachorro que não saberá a diferença entre José e Totó.

Para o peludo, seja Charlie ou Rex, será apenas um sinal de que estão falando com ele.

Agora que você já entendeu o que deve ser levado em conta para fazer a escolha perfeita, confira nosso artigo com mais de 1200 nomes de cachorro.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem como escolher um bom nome para seus peludos.

Aproveite também para seguir a Arbolez no Instagram, Facebook e Twitter e acompanhar dicas, curiosidades e notícias sobre o universo pet.